Geral
IGP-M na 2ª prévia de janeiro cai 0,01%, ante -1,15% na 2ª de dezembro, diz FGV
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,01% na segunda prévia de janeiro, após ter recuado 1,15% na segunda prévia de dezembro do ano passado. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 18, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumulou ligeira redução de 0,01% no ano de 2019 e avanço de 6,72% em 12 meses.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de janeiro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, caiu 0,26%, ante um recuo de 1,74% na segunda prévia de dezembro. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,49% na prévia de janeiro, depois de uma redução de 0,05% em igual leitura de dezembro. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve aumento de 0,38% na segunda prévia de janeiro, depois da alta de 0,10% na segunda prévia de dezembro.
O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 de dezembro a 10 de janeiro. No dado fechado do mês de dezembro, o IGP-M recuou 1,08%.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido