Geral
México: Banco Central eleva taxa básica de juros em 25 pontos-base, para 8,0%
O Banco Central do México elevou de 7,75% para 8,0% a taxa básica de juros da economia do país. De acordo com o comunicado da decisão, desde a reunião anterior, o peso mexicano registrou depreciação, em meio às preocupações referentes às políticas a serem adotadas pelo governo do presidente leito, Andrés Manuel López Obrador.
“A junta manterá uma postura monetária prudente e dará atenção especial ao repasse potencial aos preços (da desvalorização do peso), à posição relativa entre México e Estados Unidos em um contexto externo adverso, e à incerteza crescente sobre as condições econômicas”, diz o comunicado.
As condições do mercado também influenciaram na decisão. “As medidas de risco soberano e as taxas de juros mexicanas no médio e longo prazo registraram incrementos consideráveis, muito por causa também do visto em outras economias emergentes”, salientou o comunicado da instituição.
O BC mexicano salientou ainda que o aumento da inflação no mês de outubro, para 4,90%, refletiu a subida de preços de energia, que vem em elevação desde junho.
Neste contexto, as expectativas de inflação geral para o encerramento de 2018 passaram de 4,50% a 4,61%. Para o médio e longo prazos estão ao redor de 3,50%.
Autor: Mateus Fagundes
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento