Geral
PIB mensal calculado pelo Itaú Unibanco cai 1,2% em setembro
A atividade econômica teve queda de 1,2% em setembro, após crescimento de 0,8% em agosto, conforme o PIB mensal Itaú Unibanco (PM-Itaú). Na comparação com o nono mês de 2017, sem ajuste sazonal, houve crescimento de 1,0%. A expectativa do banco é que o dado de outubro reverta o recuo apresentado em setembro, podendo apresentar expansão de 0,9%, dessazonalizada.
A instituição ressalta que no terceiro trimestre deste ano houve aperto nas condições financeiras, o que afetou a produção industrial no período. Além disso, acrescenta a nota, as vendas no varejo, beneficiadas em agosto pelos saques nas contas de PIS/Pasep, recuaram em setembro com a normalização do consumo.
Dentre os 13 componentes do PIB mensal do Itaú, nove tiveram queda em setembro no confronto com agosto, com os maiores recuos registrados na indústria de transformação (-2,4%) e no comércio (-1,2%). Já a construção civil mostrou crescimento de 1,3%.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tanto a receita real do setor de serviços quanto as vendas no varejo e a produção industrial cederam em setembro.
Autor: Maria Regina Silva
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia