Geral
Superintendência do Cade aprova operação entre Anadarko, BP Energy, Total, e IBV
A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o ato de concentração envolvendo a Anadarko Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural Ltda; a BP Energy do Brasil Ltda; Total E&P Energia Ltda. e IBV Brasil Petróleo Ltda.
A operação consiste na aquisição, pela BP, Total e IBV, de 10,714%, 8,572% e 10,714%, respectivamente, dos direitos e obrigações referentes à participação indivisa de 30% originariamente detida pela AEPL (empresa do grupo Anadarko), operadora do bloco BM-C-30, localizado na Bacia dos Campos, visando à exploração, ao desenvolvimento e à produção de hidrocarbonetos no referido bloco.
Segundo informações do Cade, a BP, Total e IBV detêm, atualmente, 25%, 20% e 25% de participação, respectivamente, desse Bloco. “A operação em questão representa a saída da empresa AEPL do consórcio que explora o Bloco BM-C-30 na Bacia de Campos, por meio da aquisição, pela BP, TOTAL e IBV, de 10,714%, 8,572% e 10,714%, respectivamente, dos direitos e obrigações referentes à participação indivisa de 30% originariamente detida pela AEPL no contrato de concessão que explora o bloco, não resultando a operação em qualquer alteração no capital social ou impacto nas atividades exercidas pelas empresas”, diz o parecer do Cade.
A avaliação da superintendência foi de que a operação “não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial, podendo ser aprovada mediante procedimento sumário”.
Autor: Sandra Manfrini
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia