Geral
MP-AL cobra adequação de Portal da Transparência de Câmaras de mais quatro municípios

Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) instaurou mais quatro inquéritos civis públicos para investigar o funcionamento incorreto do Portal da Transparência da Câmara Municipal de mais quatro municípios do estado. A portaria foi publicada nesta terça-feira (22), no Diário Oficial do Estado (DOE).
Agora os municípios investigados são Pilar, Coité do Nóia, Taquarana e Belém. Com esses novos inquéritos, sobe para 38 o número de casas legislativas investigadas pelas irregularidades.
A reportagem do G1 não conseguiu contato com as Câmaras citadas.
De acordo com a publicação, o inquérito vai apurar os fatos e responsabilidades, além de promover a correta implantação e adequação do Portal da Transparência e demais mecanismos de comunicação da Câmara do município.
O MP solicitou também informações e recomendou que as Câmaras que reformulem os Portais da Transparência para que ele cumpra rigorosamente os critérios da lei de acesso à informação.
A denúncia chegou à promotoria pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público contendo análise preliminar das ferramentas de comunicação disponibilizadas pelo Poder Legislativo dos municípios, e com base em critérios indicados pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).
A portaria de Pilar foi assinada pelo promotor de Justiça Silvio Azevedo Sampaio. As portarias referentes a Coité do Nóia, Taquarana e Belém, pelo promotor Márcio José Dória da Cunha.
Mais lidas
-
1VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
4FUTEBOL
CSA e ASA podem ser beneficiados com “virada de mesa” da CBF
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL