Geral
Semana do Artesão terá exposição, palestras e oficinas

Para fomentar e reconhecer o trabalho e a história das pessoas que dedicam a vida ao artesanato, o Governo do Estado realiza, de 15 a 18 deste mês, no Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), uma semana de atividades em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado no dia 19.
“Já estamos na segunda edição da Semana do Artesão, um evento que busca valorizar o dom de quem faz arte com as mãos, reconhecendo a contribuição desse profissional para a disseminação da cultura, dos costumes e tipologias artesanais do nosso Estado”, ressaltou a gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Daniela Vasconcelos.

Filé produzido com a fibra de bananeira de Maragogi (Foto: Michel Rios)
Programação
A abertura oficial da semana, que acontece às 9h, no dia 15 de março, contará com apresentações folclóricas e palestras. A primeira será ministrada pelo Sebrae, com o tema “O perfil do empreendedor do século 21”. No mesmo dia, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) apresentará um painel com foco na conscientização e utilização de recursos naturais na produção artesanal.
No dia 16, serão realizadas as oficinas criativas com as tipologias madeira e cerâmica, ministradas pelos artesãos André da Marinheira e Maria Corá, respectivamente. Às 15h, a design Marília Hermann dará uma palestra sobre cores e estampas aplicadas ao artesanato.

Mestre Raimundo, artesão de Lagoa da Canoa (Foto:: Itawi Albuquerque)
Na sexta-feira (17), o painel será voltado para a comercialização das peças, com o tema “Venda mais e melhor o seu artesanato”. A segunda oficina do dia será sobre a produção de peças com fibra de ouricuri, com a Associação Pontal da Arte, do município de Pontal de Coruripe. Encerrando a programação de oficinas, a artesã Ligia Minin, da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, ensinará como é feita a produção em Bordado Filé.
Durante toda a semana, a população poderá visitar a exposição “A Invenção da Terra”, no 1º andar do Iphan, formada pelo acervo da artista plástica alagoana Tânya de Maya Pedrosa, que conta com um acervo de mais de 300 peças de arte popular.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL