Geral
SURFE: Gabriel Medina elimina Kelly Slater e enfrenta Wilko na final da etapa em Fiji

Em um duelo de titãs pelas semifinais da quinta de 11 etapas do Circuito Mundial de 2016, nas Ilhas Fiji, Gabriel Medina surfou de forma inteligente para desbancar o onze vezes campeão mundial Kelly Slater. O paulista de São Sebastião, de 22 anos, usou bem a sua prioridade e freou a reação do americano no fim para vencer por 14.67 a 12.03, sendo o primeiro classificado para a final nos tubos perfeitos de Cloudbreak. O americano de 44 anos lutou até o fim, mas não conseguiu reagir diante do inspirado surfista de Maresias, vencedor do evento em Fiji em 2014, ano em que conquistou o primeiro título mundial para o Brasil no surfe. Medina mede forças na final com o australiano Matt Wilkinson, líder do ranking mundial.
– A expectativa pelo titulo está muito boa, estou me sentindo muito bem aqui. O mar realmente está uma bomba e temos que ter muita inteligência para escolher as melhores ondas – disse Medina em uma entrevista à Liga Mundial de Surfe (WSL).
Ao se classificar para as quartas de final, Matt Wilkinson não tem mais a liderança ameaçada e irá vestir a lycra amarela de número um na sexta etapa desta temporada, em Jeffreys Bay, na África do Sul, de 6 a 17 de julho. O único que poderia assumir a ponta seria John John Florence, em terceiro lugar do ranking, porém, ele precisava de um tropeço de Wilko no round 4 em Fiji. O havaiano acabou sendo eliminado pelo aussie nas quartas e se despediu em quinto lugar.
+ Medina e Slater tiram 10 e avançam às quartas; Mineirinho na repescagem
+ Wiggolly traça estratégia pela 1ª vitória na elite
+ Medina se defende em polêmica de onda com Jordy: “Nós dois erramos”
+ Confira o ranking da temporada de 2016
Kelly Slater pegou a primeira onda e navegou por um pequeno um cilindro que lhe rendeu 6.50. Não demorou para Medina responder. O paulista de São Sebastião entrou muito bem em um tubo e emendou com manobras na parte crítica. Quando viu outro tubo se formar, não pensou duas vezes e se entocou, mas ficou profundo demais e não encontrou saída, levando apenas 4.67. Medina precisa de 3.41 para voltar à liderança. Desta vez, surfou de forma impecável mais uma onda pesada e tubular, ganhando nota 8.40 para retomar a ponta: 13.07 a 8.23.
O onze vezes campeão emplacou uma esquerda, mas a onda era muito forte, sem tubo. Kelly sofreu uma vaca poderosa e quebrou a segunda prancha em Cloudbreak. Ele remou com velocidade para o canal para trocar equipamento. Testou a nova prancha com duas grandes manobras e ainda decolou em um aéreo de backside, mas aterrissou fora da onda: 5.53. O americano chegou a 12.03 pontos e passou a lutar ao menos por um 6.83 para virar. Medina também encaixou duas manobras e quase se desequilibrou no fim, mas se manteve firme e tirou 4.23, mantendo as duas melhores (4.46 + 8.40) se seguiu na frente, com 13.07.
Na sequência, Gabriel surfou um “tubo duplo” e finalizou com movimentos na crista da onda para levar 6.27 e ampliar: 14.67 a 12.03. A cinco minutos do fim, Slater esboçou uma reação. Medina adotou uma estratégia inteligente ao bloquear Kelly quando estava com a prioridade, no último minuto. O americano ameaçou entrar na onda, mas foi obrigado a sair para não ser punido com uma intefrerência. A lenda do surfe conteve os nervos, em uma disputa que exalava rivalidade até mesmo na remada lado a lado em busca de uma boa posição no line-up. Slater esperou por uma oportunidade, mas a onda tão aguardada só apareceu no estouro do cronômetro, e o americano não conseguiu alcançá-la. Melhor para Medina, que derrotou o americano pela nona vez na carreira. Ele perdeu apenas seis e segue liderando o retrospecto.
QUARTAS DE FINAL EM FIJI
1. Gabriel Medina (BRA) 10.86 x Adriano de Souza (BRA) 8.33
2. Kelly Slater (EUA) 18.70 x Wiggolly Dantas (BRA) 9.40
3. Mick Fanning (AUS) 13.40 x Adrian Buchan (AUS) 14.60
4. Matt Wilikinson (AUS) 14.63 x John John Florence (HAV) 10.93
SEMIFINAIS
1: Gabriel Medina (BRA) 14.67 x Kelly Slater (EUA) 12.03
2: Adrian Buchan (AUS) 12.00 x Matt Wilkinson (AUS) 13.33
FINAL
1: Gabriel Medina (BRA) x Matt Wilkinson (AUS)
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira