Geral
TJ implanta coleta seletiva de resíduos sólidos nesta sexta-feira (17)


Coleta seletiva integra o Plano de Logística Sustentável do Judiciário de Alagoas (Foto: Ilustração)
O Tribunal de Justiça de Alagoas implanta em sua sede, nesta sexta-feira (17), a coleta seletiva de resíduos. O trabalho será feito em parceria com a Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), que deverá receber do TJ/AL, mensalmente, mais de uma tonelada de papelão, plástico, alumínio, papel, vidro, ferro, embalagens tetra pak, entre outros materiais.
O lançamento da coleta seletiva ocorrerá no auditório do Pleno, às 10h, e será conduzido pelo presidente da Corte de Justiça, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas. Na ocasião, haverá a assinatura do contrato de credenciamento com a Cooplum e palestra relacionada ao tema.
Será feita ainda a entrega de ecobags e amassadores de latinhas para 200 servidores interessados em trazer material reciclável de suas residências.
A coleta seletiva de resíduos integra o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário de Alagoas e segue determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto é gerenciado pelo Núcleo Socioambiental da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP) e tem como coordenador o servidor Alexandre Moraes.
Como vai funcionar?
Em todas as salas e dependências do TJ/AL haverá lixeiras com duas cores de sacos plásticos. No saco preto, o servidor poderá descartar lixo orgânico e não reaproveitável. Já no azul serão depositados os materiais reaproveitáveis. Na sede do Tribunal de Justiça serão disponibilizados ainda três coletores específicos para o descarte de pilhas e baterias.
Cooplum
A Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió foi criada em setembro de 2001 por catadores de material reciclável que atuavam no antigo lixão, localizado no bairro Cruz das Almas, na Capital. Atualmente 18 famílias estão associadas à Cooplum, que recicla papelão, papel, embalagens tetra pak, alumínio, ferro, óleo de cozinha, vidros, revistas e jornais, roupas usadas em bom estado e materiais de informática. A cooperativa não trabalha com isopor, copos descartáveis, madeira e plástico filme de PVC.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira