Geral
Secretária de Saúde inspeciona novo Serviço de Transporte Sanitário


A ambulância do SETS/AL vai funcionar com um condutor e um técnico de enfermagem. (Fotos: Olival Santos)
Os alagoanos passam a contar em breve com um suporte para o deslocamento entre as unidades hospitalares. O Serviço de Transporte Sanitário (SETS) é uma iniciativa pioneira no Estado de Alagoas e passou pela inspeção da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, na manhã desta terça-feira (7).
O Serviço vai iniciar com um projeto piloto do transporte em Maceió. De acordo com o assessor estadual de Média e Alta Complexidade, médico Rogério Barboza, a assistência é destinada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão num hospital e precisam ser transferidos para outra unidade hospitalar.
“São pacientes estáveis, que foram atendidos nas urgências, e precisam ser levados para outro hospital para continuar o tratamento”, esclareceu Barboza. Ele complementou que o SETS vai funcionar das 7h às 19h, sob a responsabilidade do Complexo Regulador do Estado para que se garanta o bom fluxo do serviço.
Rozangela frisou que a medida visa desafogar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Isso porque, muitas vezes, o Samu é procurado para efetuar um serviço que não é o seu perfil – o transporte interhospitalar. Com a iniciativa, o tempo-resposta para o atendimento efetuado pelo Samu vai reduzir, melhorando a assistência ao usuário do SUS.
“Tomamos essa iniciativa porque o transporte sanitário não exige a estrutura de uma Unidade de Suporte Avançado, visto que transporta pacientes estáveis”, justificou a secretária.
Serviço
A ambulância do SETS/AL vai funcionar com um condutor e um técnico de enfermagem. Inicialmente, o serviço vai contar com quatro ambulâncias e uma equipe com 12 condutores e 12 técnicos de enfermagem.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira