Geral
Curso prepara supervisores clínicos para atuar no tratamento de dependentes químicos
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), através do Núcleo de Saúde Mental, realizou nesta segunda (28) e terça-feira (29) um Curso de Formação de Supervisores Clínicos e Institucionais em Saúde Mental. O curso foi realizado na sede do Conselho Regional de Psicologia, no bairro Pinheiro, em Maceió, e reuniu representantes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e técnicos apoiadores da Sesau.
De acordo com a técnica do setor de Saúde Mental, Rosa Augusta, este é o sétimo módulo do curso, de um total de 10, que foi iniciado em setembro do ano passado. “A preparação dos supervisores é complexa e envolve questões de saúde, psicologia e sociologia”, explicou a técnica. Como parte deste módulo os participantes foram capacitados em Redução de Danos nos Dispositivos da Saúde Mental, que trata do cuidado com os usuários de drogas, especialmente o crack, e suas famílias.
O facilitador do módulo foi o psicólogo Dércio de Castro Alves, que ressaltou a importância de uma política humanitária para o tratamento de dependentes químicos. “Os profissionais devem estar preparados para atender todos os que procuram o serviço, incluindo aqueles que encontram grande dificuldade em largar a droga”, explicou.
Dércio ressaltou, ainda, que o tratamento deve se estender também a família do usuário, já que seus integrantes também se encontram doentes. “O acolhimento aos usuários é complexo e deve incluir sua família, que muitas vezes encontra-se refém de uma situação limite e sem preparo para resolver os dilemas apresentados”, destacou o psicólogo.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas