Geral
Promotoria de Pilar recomenda investigação de irregularidades do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ no município
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Pilar, recomendou, nesta segunda-feira (7), à Secretaria de Ação Social do Município e à Caixa Econômica Federal, medidas fiscalizatórias e corretivas para coibir casos de irregularidades no programa federal “Minha Casa, Minha Vida”. As irregularidades estariam sendo praticadas em dois conjuntos residenciais lançados recentemente no município.
Segundo o promotor de Justiça Jorge Dória, supostas práticas criminosas, como cadastros fraudulentos, desvios de finalidade, corrupção e manipulação de interesses estariam desvirtuando os objetivos do programa habitacional. “Com isso, os verdadeiros beneficiários da iniciativa federal estão impedidos de terem acesso a tão sonhada ‘casa própria’, em especial, os menos favorecidos”, disse.
De acordo com o titular da Promotoria de Justiça de Pilar, pessoas carentes que vivem de aluguel social deixam de ser contempladas com o financiamento das casas a que tem direito, enquanto pessoas com elevado padrão econômico e social recebem o benefício. “Falo de gente que já é proprietária de outros imóveis residenciais e que usam as casas do Minha Casa, Minha Vida para variados negócios escusos, sem sequer usá-las como moradia”, completa.
No âmbito municipal, o promotor já promoveu reuniões com os beneficiários do programa, Caixa Econômica Federal e representantes do Município. Por se tratar de recursos e interesses da União, Dória requisitou a instauração de inquérito policial pela Polícia Federal. O Ministério Público Federal de Alagoas (MPF/AL) também já foi informado sobre o caso.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Dois homens são baleados por policial de folga durante 'brincadeira' de falso assalto em SP
-
4IMIGRAÇÃO
Agentes de imigração dos EUA matam motorista colombiano de 26 anos
-
5BILHETAGEM ELETRÔNICA
Modernização do VLT reforça agenda de investimentos garantidos por Arthur Lira e faz mobilidade avançar em Maceió
