Geral
Índios ocupam Secretaria de Educação e pedem melhorias em escola

Um grupo de índios da tribo Xucuru kariri de Palmeira dos Índios ocupou, nesta segunda-feira, 3, de forma pacífica, a Secretaria de Estado da Educação e Esportes (SEE), localizada no Cepa, no bairro do Farol. Os representantes da comunidade indígena, estão solicitando uma audiência com a participação da SEE, Conselho Estadual de Educação, Ministério Público Federal e Funai para discutir os problemas relativos ao funcionamento de escolas de educação indígena na região.
Segundo o Pajé Celso Celestino, a escola Pajé Miguel, foi fechada para reforma em abril de 2012 e desde então permanece sem funcionar. Os índios disseram que o telhado havia sido demolido para construção de um novo, mas esse reparo não foi feito. Para não deixar os alunos sem aula, a própria comunidade construiu um galpão de taipa e lona, com divisórias feitas de TNT, que tem funcionado de forma precária.
Outra reclamação dos índios é quanto à falta de funcionários para trabalhar na escola. Eles afirmam que não há professores suficientes, nem servidores para ajudar na limpeza e confecção da merenda escolar.
A Secretaria de Educação agilizou uma reunião entre representantes da comunidade e funcionários da SEE. Somente ao final da reunião a Secretaria irá se pronunciar sobre as medidas que serão adotadas para resolver a situação.
Mais lidas
-
1CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
2FUTEBOL
CSA e ASA podem ser beneficiados com “virada de mesa” da CBF
-
3TELEVISÃO
TV Gazeta negocia possível afiliação com a Band em Alagoas
-
4VOO DE GALINHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
5POLÍCIA
Artista ‘Mamulengo das Alagoas’ é preso em Maceió suspeito de estupro e roubo