Geral
Juros ao consumidor recuam novamente e mantêm menor taxa desde 1995
A taxa de juros ao consumidor mostrou a quarta redução no ano em maio, atingindo 6,18% ao mês, a menor taxa de juros da série histórica, iniciada em 1995, de acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Na comparação entre maio deste ano e de 2011 houve redução de 0,69 ponto percentual, visto que no quinto mês do ano passado, a taxa média de juros para a pessoa física estava em 6,87% ao mês.
Segundo o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (13), a redução da Selic (taxa básica de juros) de 0,50 ponto percentual no mês de maio fez com que diversas taxas de juros fossem reduzidas.
Também contribuíram para a retração fatores como a maior competição no sistema financeiro, após os bancos públicos promoverem redução nas suas taxas de juros, a expectativa de novas reduções da taxa básica de juros e a queda na inadimplência.
Selic e juros ao consumidor
De acordo com dados divulgados pela Anefac, desde dezembro de 2011 até maio de 2012, a taxa básica de juro reduziu 2,50 pontos percentuais, ao passar de 11% ao ano no último mês do ano passado para 8,50% ao ano no quinto mês de 2012, enquanto os juros ao consumidor apresentaram uma redução de 9,48 pontos percentuais no mesmo período, chegando a 105,36% ao ano no mês passado.
Segundo a Anefac, a perspectiva é de que as taxas de juros voltem a ser reduzidas, refletindo as novas quedas da taxa básica de juros, que vêm sendo sinalizadas pelo Banco Central e pelo próprio mercado financeiro.
Por modalidade
Entre abril e maio deste ano, das seis linhas de crédito pesquisadas, apenas o cartão de crédito se manteve estável. As demais, foram reduzidas.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira