Geral
TJ vai nomear juízes substitutos para a 17ª Vara Criminal
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) nomeia, nesta terça-feira (05), cinco magistrados que irão compor a 17ª Vara Criminal, apesar de o juiz auxiliar da presidência, Alberto Jorge Barros Lima, confirmar a permanência dos atuais colegas no posto, dentro de 90 dias. O Supremo Tribunal Federal (STF) estipulou o prazo para que a Justiça alagoana se adeque às novas alterações discutidas e aprovadas pelos ministros, dentre elas o regime de escolha dos novos juízes.
As atividades exercidas pela 17ª Vara não foram suspensas, principalmente pelo fato de o STF tê-la julgado constitucional na última quinta (31). Alberto Jorge pondera, entretanto, que a primeira modificação relaciona-se ao conceito de crime organizado, anteriormente abordado em sentido restrito. Agora, tudo muda de figura porque o Supremo determinou a observância quanto à Lei Federal número 9.034/95, artigo primeiro, a qual afirma que crime organizado é qualquer tipo de associação criminosa; ou seja, se duas pessoas cometem corrupção vão sofrer medidas punitivas por parte da 17ª Vara.
Outra alteração preconizada pelos ministros da Suprema Corte refere-se à escolha do corpo de magistrados. Agora, o colegiado passa a contemplar cinco juízes por antiguidade e merecimento através da remoção e promoção. Amanhã, o Tribunal nomeia os cinco juízes substitutos, que devem ser os mesmos, até o dia em que outros cinco tomarão posse em respeito à abertura do edital e outros trâmites processuais, explicou o juiz.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026