Geral
‘Segurança pública está falida’, afirmou Ronaldo Medeiros
29/05/2012
O assassinato do médico José Alfredo Vasco Tenório, de 67 anos, no último sábado (26), num bairro nobre da capital, chocou a população alagoana e ainda repercute na imprensa, redes sociais e também na Assembleia Legislativa. Na sessão ordinária desta terça-feira, (29), o repúdio à violência predominou entre os deputados presentes.
Em aparte, o deputado Ronaldo Medeiros (PT), baseado em dados estatísticos, demonstrou que a violência diminuiu em todas as capitais brasileiras, enquanto em Maceió aumentou significativamente. "Se se tratasse de uma empresa, a segurança pública estava falida", afirmou o deputado.
Medeiros observou que o caso do médico serviu para mobilizar a classe média alagoana – principalmente nas redes sociais, onde se formou um grupo com mais de 30 mil pessoas protestando contra a violência – que até então estava inerte à situação. Segundo a avaliação do deputado, é preciso mudar todo o grupo responsável pela segurança pública e cabe ao governador, que comanda este grupo, encaminhar à ALE projetos eficazes para o controle da violência e adotar medidas urgentes para acabar com esta onda de medo que vive a população alagoana.
Medeiros citou o exemplo bem-sucedido do programa Pacto pela Vida, que fez questão de conhecer pessoalmente em Pernambuco, pois, segundo ele, diminuiu em 50% a violência no Estado. Um exemplo de polícia que trabalha com inteligência e que poderia ser seguido aqui, se houvesse vontade política, disse Medeiros.
Pacto pela Vida
O Pacto pela Vida é um programa implantado pelo Governo de Pernambuco de política pública de segurança, transversal e integrada, construída de forma pactuada com a sociedade, em articulação permanente com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Assembléia Legislativa, os municípios e a União. O Pacto pela Vida deixa para trás o tempo de ações desarticuladas, destinadas à resolução de problemas pontuais, e inaugura um novo tempo no combate à criminalidade.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal