Geral
Apenas dois secretários de Barbosa disputarão eleições em Arapiraca
A possível candidatura de servidores do alto escalão da Prefeitura de Arapiraca do foi um dos assuntos mais comentados nos corredores do Centro Administrativo de Arapiraca nos últimos meses. Pelo menos quatro secretários municipais tiveram seus nomes lançados à boca miúda, dando ao prefeito Luciano Barbosa a oportunidade de avaliar a aceitação e a rejeição de cada um deles, antes que a decisão do grupo fosse tomada.
Os rumores em torno desses nomes começaram bem cedo, ainda no início do ano passado. Nomes como os dos secretários Yale Fernandes(Comunicação), Ricardo Teófilo (Governo), Josenildo Torres (Esportes) e Aurélia Fernandes (Saúde) despontaram como possíveis opções para o prefeito Luciano Barbosa apoiar como seu sucessor.
Passados alguns meses, o pré-lançamento da candidatura da deputada federal Célia Rocha surgiu como uma grande surpresa nos bastidores políticos de Arapiraca. Surpresa boa para uns e péssima para outros. Célia Rocha,que já foi vereadora e prefeita de Arapiraca por dois mandatos consecutivos ainda leva consigo o estigma da mulher que transformou Arapiraca, acumulando uma legião de admiradores.
Por outro lado, a pré-candidatura de Célia causou repulsa em outra parte da sociedade arapiraquense. Tal decisão coloca em jogo o cargo de deputada federal, concedido a ela por mais de 100 mil eleitores nas eleições de 2010. Lideranças de toda a região Agreste e Sertão alegam que foram traídas pela deputada, que durante a campanha prometeu dar continuidade à missão que outra arapiraquense, Ceci Cunha, não teve como iniciar. Acampanha de Célia também será cercada de perguntas inevitáveis, como a possível relação amorosa com o atual prefeito; a traição ao companheiro de militância Rogério Teófilo e o possível beneficiamento à FranciscoTenório, caso venha a ser eleita prefeita de Arapiraca.
Como lançamento do nome de Célia Rocha, as chances de algum secretário municipal disputar o cargo majoritário praticamente zeraram. Dos quatro nomes cogitados, apenas Aurélia Fernandes deixou o cargo de secretáriade Saúde, mostrando que está realmente disposta a enfrentar o próximo pleito. Até agora não sabe ainda se ela disputará uma vaga na Câmara de Vereadores ou sairá como vice na chapa de alguém.
Outro secretário que também deixou o cargo nos últimos dias, apesar de seu nome não ter sido cogitado previamente, foi Ricardo Vieira (MeioAmbiente). Ricardinho, como é conhecido, disse à nossa equipe de reportagem que estará disputando uma vaga na Câmara de Vereadores.
Apesar dos inúmeros rumores, sabe-se apenas que o processo eleitoral deste ano deverá ser um dos mais disputados da história política de Arapiraca e quem agradece é a democracia.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira