Finanças

STF encerrará sessão mais cedo para 'diálogo' entre ministros, diz Fachin

PF entregou ao presidente do Supremo relatório sobre celular de Vorcaro que teria identificado menções ao nome do ministro Dias Toffoli em mensagens encontradas no aparelho

Agência O Globo - 12/02/2026
STF encerrará sessão mais cedo para 'diálogo' entre ministros, diz Fachin
STF encerrará sessão mais cedo para 'diálogo' entre ministros, diz Fachin - Foto: Reprodução / internet

Em meio à crise envolvendo o caso Master, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, anunciou no início da sessão de julgamentos desta quinta-feira que haverá um “diálogo” reservado entre os ministros ainda hoje. Fachin não detalhou o tema da conversa, mas justificou que a sessão seria encurtada para possibilitar a reunião interna.

Nesta semana, a Polícia Federal (PF) entregou ao presidente do STF um relatório pericial sobre o celular de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. O documento teria identificado menções ao nome do ministro Dias Toffoli em mensagens encontradas no aparelho. A informação foi inicialmente publicada por veículos como UOL e confirmada pelo jornal O Globo. Após a entrega do relatório, foi aberto um pedido de suspeição contra Toffoli na Corte.

Na quarta-feira, o gabinete do ministro Dias Toffoli divulgou nota afirmando ter recebido um “pedido de declaração de suspeição” elaborado pela PF para que ele se afastasse da relatoria do caso do Banco Master. No entanto, o gabinete classificou o relatório entregue a Fachin como baseado em “ilações”.

“O gabinete do Ministro Dias Toffoli esclarece que o pedido de declaração de suspeição apresentado pela Polícia Federal trata de ilações. Juridicamente, a instituição não tem legitimidade para o pedido, por não ser parte no processo, nos termos do artigo 145, do Código de Processo Civil. Quanto ao conteúdo do pedido, a resposta será apresentada pelo Ministro ao Presidente da Corte”, diz a nota.