Finanças

Oposição protocola pedido de CPI mista sobre Banco Master; decisão está nas mãos de Alcolumbre

Requerimento apresentado por Carlos Jordy reúne 280 assinaturas de parlamentares

Agência O Globo - 03/02/2026
Oposição protocola pedido de CPI mista sobre Banco Master; decisão está nas mãos de Alcolumbre
Oposição protocola pedido de CPI mista sobre Banco Master; decisão está nas mãos de Alcolumbre - Foto: Reprodução / Agência Senado

Parlamentares de oposição ao governo Lula protocolaram, na tarde desta terça-feira, o primeiro requerimento para a instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o caso do Banco Master no Congresso Nacional. O pedido, de autoria do deputado Carlos Jordy (PL-RJ), conta com o apoio de 280 parlamentares — sendo 42 senadores e 238 deputados.

Segundo Jordy, até o momento não houve diálogo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), responsável por dar andamento à leitura do requerimento. A expectativa é que a conversa ocorra após o Carnaval. Apesar de considerar que a instalação das CPMIs deveria ser automática, conforme o regimento interno do Congresso, o deputado prevê resistência por parte de Alcolumbre.

“Agora a preocupação é com o Davi Alcolumbre fazer a leitura”, afirmou Carlos Jordy.

O requerimento da CPMI do Master soma-se ao pedido para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara, protocolado pelo deputado e ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Até o momento, o governo Lula não se manifestou oficialmente sobre a instalação das CPIs relacionadas ao Banco Master. No entanto, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou nesta terça-feira que a bancada assinaria os requerimentos de Rollemberg, já protocolados, além dos pedidos de CPMI das senadoras Heloísa Helena (PSOL-AL) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS), que não alcançaram o número mínimo de assinaturas exigido.

Para a instalação de uma CPMI, são necessárias as assinaturas de pelo menos um terço dos membros da Câmara e do Senado — ou seja, 171 deputados e 27 senadores. Uma vez instalada, a comissão deve ser composta por igual número de representantes das duas Casas.

Carlos Jordy avalia que o requerimento de Rollemberg tem poucas chances de avançar, pois depende da decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e há uma fila de solicitações à espera de análise. Nesta terça-feira, Motta informou que existem pelo menos 15 pedidos de CPI pendentes na Câmara, que deverão ser apreciados “em ordem cronológica”.