Finanças
Lula e presidente do Panamá firmam acordos para fortalecer integração latino-americana
Presidente defende superação de diferenças ideológicas na América Latina em busca de avanços coletivos
Brasil e Panamá, alinhados na defesa de uma maior integração latino-americana, firmaram nesta quarta-feira (data a ser confirmada) quatro acordos de cooperação após reunião bilateral realizada na Cidade do Panamá. O principal avanço foi a assinatura de um acordo para facilitação de investimentos. Além disso, os países deram início às tratativas para um acordo comercial parcial, formalizado por meio de um termo de referência.
Também foram firmados um memorando de entendimento para cooperação em transporte marítimo, logística e sustentabilidade, além de um acordo de cooperação turística. Durante o encontro, foi debatida ainda a conclusão dos procedimentos sanitários para a importação de carne bovina, suína e de aves brasileiras pelo Panamá.
O momento é considerado inédito na relação bilateral. Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Raúl Mulino já se reuniram seis vezes, e o Panamá tornou-se associado ao Mercosul no fim do ano passado. O intercâmbio comercial entre os dois países teve crescimento expressivo de quase 80% em 2025, atingindo US$ 1,6 bilhão.
Após a reunião, Lula reforçou a necessidade de cooperação entre os países latino-americanos. Em meio ao avanço da direita na região e ao aumento do unilateralismo global, o presidente afirmou que os líderes devem superar divergências em prol de benefícios coletivos.
“Precisamos ser capazes de superar diferenças ideológicas em prol dos ganhos coletivos. Desafios comuns, como o combate ao crime organizado transnacional, só podem ser enfrentados em cooperação internacional”, declarou Lula, ressaltando sua confiança na capacidade da América Latina e Caribe de construir um projeto autônomo de inserção internacional.
Lula destacou ainda que a região possui ativos estratégicos para a transição digital e energética, como potencial energético, biodiversidade, água e recursos minerais abundantes, fatores que podem reposicionar a América Latina nas cadeias globais de valor.
“Infraestruturas integradas geram benefícios econômicos para todos. Aumentar o comércio intrarregional fortalece cadeias produtivas e nos torna mais resilientes a choques externos”, acrescentou o presidente brasileiro.
O presidente panamenho, José Raúl Mulino, também reiterou seu compromisso com a integração latino-americana, especialmente diante do enfraquecimento de organismos multilaterais e de possíveis ameaças externas. O Panamá enfrenta pressões do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que já manifestou interesse em retomar o controle do Canal do Panamá. Lula, por sua vez, reforçou o apoio brasileiro à soberania panamenha sobre o canal logístico.
A reunião com Mulino foi o terceiro compromisso bilateral de Lula durante sua visita ao Panamá. O presidente brasileiro chegou à Cidade do Panamá no fim da tarde de terça-feira e, logo após, reuniu-se com o presidente eleito do Chile, José Kast, líder da direita chilena, em um encontro de cerca de uma hora e meia. Kast derrotou, em dezembro, a candidata do atual governo, Jeannette Jara.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula e Kast reiteraram a importância de manter e aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e Chile, com destaque para a ampliação da cooperação em infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo. Kast afirmou que a relação entre os dois países “transcende qualquer diferença política e ideológica”.
Lula também se reuniu com o presidente da Bolívia, Rodrigo Paz. De acordo com o Planalto, ambos discutiram rotas para a integração sul-americana e alternativas para garantir o acesso da Bolívia a portos e ao escoamento de sua produção. Além disso, trataram da retomada do diálogo na área energética e de iniciativas conjuntas para combater o crime organizado na Amazônia. Lula convidou Paz para uma visita de Estado ao Brasil ainda neste semestre.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12