Finanças
FMI eleva projeção do PIB global em 2026, mas alerta para bolha de IA; Brasil deve crescer menos
Previsão de crescimento da economia mundial sobe para 3,3% em 2026. Brasil tem expansão revista para 1,6%. Tensões comerciais e geopolíticas são riscos, alerta o Fundo.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima sua projeção de crescimento da economia global em 2026, mas destacou riscos importantes, como uma possível bolha de inteligência artificial e as atuais tensões comerciais e geopolíticas. A expectativa do Fundo é de um crescimento global de 3,3% neste ano, acima dos 3,1% estimados em outubro. Em contrapartida, o Brasil teve sua previsão de expansão reduzida de 1,9% para 1,6%.
Os dados constam no relatório Perspectivas da Economia Mundial (World Economic Outlook), divulgado nesta segunda-feira. O documento foi elaborado antes das recentes ameaças do presidente americano, Donald Trump, de impor tarifas a países europeus que discordarem da proposta dos EUA de anexação da Groenlândia. Uma nova escalada em guerras tarifárias pode aumentar a instabilidade política e econômica em 2026.
O Brasil está entre as poucas grandes economias, tanto desenvolvidas quanto emergentes, que tiveram o Produto Interno Bruto (PIB) revisado para baixo pelo FMI. Países desenvolvidos como Estados Unidos, França e Alemanha devem crescer um pouco mais do que o previsto anteriormente. Entre os emergentes, China e Índia também devem apresentar avanço. A exceção é a Rússia, em conflito com a Ucrânia há quase quatro anos, cuja projeção de crescimento para 2026 caiu de 1% para 0,8%.
Para 2027, a estimativa do FMI para o crescimento global foi mantida em 3,2%. No caso do Brasil, a previsão é de uma retomada mais robusta, com avanço de 2,3% — 0,1 ponto percentual acima da estimativa anterior. O relatório, porém, não detalha os motivos das revisões para a economia brasileira.
Matéria em atualização
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região