Finanças
Com avanço da IA, Mercado Livre demite 119 na América Latina; 38 cortes no Brasil
Boa parte das demissões ocorreu no último dia 8, com funcionários sendo convocados para reuniões de última hora.
O Mercado Livre realizou nesta semana a demissão de 119 funcionários em toda a América Latina, sendo 38 deles no Brasil. O movimento ocorre em meio ao avanço da inteligência artificial (IA) nos processos internos da companhia. A maior parte dos cortes foi registrada na última quinta-feira, dia 8, quando colaboradores foram chamados para reuniões de última hora.
No Brasil, a empresa não atribuiu oficialmente as demissões à expansão das ferramentas de IA, mas relacionou a decisão à reorganização das equipes e à estratégia da área de experiência do usuário (UX).
Em nota, o Mercado Livre afirmou que está “evoluindo os perfis” em UX para que a área seja integrada “de forma mais eficaz” com os setores de design e conteúdo. “Essa transformação busca fomentar estruturas mais ágeis e colaborativas, aproveitando a tecnologia para continuar melhorando a experiência de nossos usuários”, declarou a companhia.
A partir de agora, espera-se que profissionais de design assumam parte das demandas anteriormente realizadas por escritores de UX. Segundo o Mercado Livre, trata-se de uma medida pontual, que não altera a estratégia de crescimento da empresa no Brasil ou em outros países da região.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região