Finanças

Países da União Europeia aprovam acordo com o Mercosul

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, poderá viajar já na segunda-feira ao Paraguai para assinar tratado comercial com América Latina

Agência O Globo - 09/01/2026
Países da União Europeia aprovam acordo com o Mercosul
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Após mais de duas décadas de negociações, a maioria dos embaixadores dos países da União Europeia (UE) aprovou nesta sexta-feira (9) o acordo de livre-comércio com os quatro países do Mercosul, apesar da insatisfação dos agricultores e da oposição da França, segundo informou a agência de notícias AFP.

Com este aval, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, poderá viajar já na próxima segunda-feira ao Paraguai para assinar o tratado comercial com a América Latina. O Paraguai ocupa atualmente a presidência rotativa do Mercosul, grupo formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Os embaixadores dos 27 Estados-membros da UE estão reunidos em Bruxelas para discutir os detalhes do acordo.

Negociações históricas

O tratado é fruto de 26 anos de negociações e é considerado um marco, pois criará uma zona de livre-comércio envolvendo mais de 720 milhões de consumidores. Somadas, as economias dos blocos representam US$ 22,3 trilhões em Produto Interno Bruto (PIB).

Em dezembro, a assinatura do acordo foi adiada após o presidente da França, Emmanuel Macron, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, recusarem apoio ao texto, exigindo garantias para proteger o setor agrícola europeu.

Nesta semana, Bruxelas intensificou os esforços para superar os últimos entraves. Na quarta-feira, ministros da Agricultura da UE se reuniram para debater medidas de reforço ao apoio aos produtores rurais, que temem a concorrência com produtos do Mercosul.

Durante a reunião, foi anunciado o adiantamento de até 45 bilhões de euros em subsídios previstos no próximo orçamento da Política Agrícola Comum (PAC). No total, o orçamento assegurado da PAC soma 293,7 bilhões de euros. A medida foi elogiada pela Itália, que sinalizou ter retirado sua objeção ao acordo.

Matéria em atualização