Finanças

Caso Master: posts de influenciadores com críticas ao BC e ex-diretor somem do Instagram

Ao menos três publicações que faziam críticas à autarquia e a um ex-dirigente não estão mais disponíveis na plataforma

Agência O Globo - 08/01/2026
Caso Master: posts de influenciadores com críticas ao BC e ex-diretor somem do Instagram
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Publicações direcionadas ao Banco Central e a seus dirigentes desapareceram do Instagram nos últimos dias. O GLOBO identificou ao menos três posts que faziam críticas à atuação da autarquia e a um ex-diretor do BC e que não podem mais ser encontrados na rede social.

Caso Master:

Entenda:

Não há confirmação se os conteúdos foram removidos pelos próprios autores ou excluídos pela plataforma. Ao tentar acessar os links originais, o Instagram exibe a mensagem de que o post não está disponível.

Uma das publicações removidas era do perfil Comuacin, que possui 4,1 milhões de seguidores. Nela, o ex-diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, Renato Gomes, aparecia em uma montagem ao lado de fios emaranhados, sugerindo desordem, e o edifício do Banco Central em chamas. O texto mencionava "críticos" do legado de Gomes e sugeria concentração de poder na autarquia.

O mandato de Gomes se encerrou em 31 de dezembro. Ele se manifestou defendendo a intervenção no banco, enquanto o Banco Central decretou a liquidação do Master em novembro.

Manifestação de apoio:

Outro post apagado foi publicado pelo perfil 'Divas do humor', com 5,2 milhões de seguidores, em 2 de janeiro, com teor semelhante. O conteúdo afirmava que a gestão de Renato Gomes teria deixado o mercado financeiro em cenário instável.

Segundo o texto, "mudanças regulatórias frequentes, interpretações voláteis das normas e ausência de sinalização clara ampliaram a insegurança jurídica". Acrescentava ainda que "o papel do Banco Central é reduzir incertezas" e que "quando decisões são mal explicadas, o efeito se espalha por todo o sistema, atingindo grandes instituições e também o crédito na ponta". A publicação não está mais acessível.

Ao contrário do que sugeria o post, gestores do mercado financeiro e economistas alertavam para os riscos de reversão da liquidação do banco pelo Tribunal de Contas da União (TCU), destacando que o enfraquecimento da autoridade reguladora comprometeria a credibilidade da instituição e a confiança dos agentes econômicos.

Banqueiro:

Também foi removida a publicação do perfil "Festa da firma", no Instagram. Em 31 de dezembro, a página divulgou conteúdo sobre os depoimentos prestados à Polícia Federal pelo banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, e pelo presidente do BRB. O perfil é administrado pela agência Banca Digital.

Segundo a agência, em declaração à Folha de S.Paulo, o post foi “orgânico sobre um tema pertinente aos assuntos tratados na página”, sem qualquer tipo de negociação ou remuneração.

As publicações adotaram um tom crítico em relação ao Banco Central e à condução do caso Master, mas careciam de informações técnicas para embasar as acusações apresentadas.