Finanças

Quem é o dono da Outsider Tours, agência de turismo esportivo, preso por estelionato

Empresário deixou torcedores do Flamengo sem pacotes para finais da Libertadores em 2022 e 2025

Agência O Globo - 08/01/2026
Quem é o dono da Outsider Tours, agência de turismo esportivo, preso por estelionato
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Fernando Sampaio de Souza e Silva, de 36 anos, proprietário da Outsider Tours, agência especializada em turismo esportivo, foi preso por estelionato em Balneário Camboriú (SC). A prisão foi realizada em cumprimento a um mandado expedido pela Justiça do Pará. A empresa é acusada de não entregar os serviços contratados a seus clientes.

De acordo com a delegada Luana Backes, da Divisão de Investigação Criminal, Fernando é investigado por envolvimento em crimes semelhantes em diversos estados do país.

— Fernando seria responsável por empresas de turismo que comercializavam pacotes esportivos para eventos nacionais e internacionais, mas não entregavam os serviços contratados. Há registros de procedimentos policiais contra ele em São Paulo, Rio de Janeiro e Pará — explicou a delegada em vídeo.

Segundo informações do g1, Fernando e suas empresas são alvo de mais de 600 processos e registros de ocorrência em todo o Brasil. Após a prisão, ele foi encaminhado ao sistema prisional de Santa Catarina e está à disposição da Justiça. Ainda não há confirmação se será transferido para o Pará.

Golpe na Libertadores

Em 2022, Fernando foi o principal alvo de reclamações relacionadas à venda de pacotes para a final da Libertadores, entre Flamengo e Athletico-PR, em Guayaquil, no Equador. Muitos torcedores relataram não terem recebido os lugares em voos adquiridos.

Na ocasião, a diretoria do Flamengo denunciou a Outsider Tours pelo uso indevido da marca do clube em pacotes de viagem. O clube afirmou que tomará medidas para buscar reparação dos danos causados.

Em nota, o Flamengo esclareceu:

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que não tem relações comerciais com a sociedade empresária Outsider Tours (Outsider Turismo Ltda) e não autorizou o uso das marcas e símbolos do Clube na divulgação de pacotes de viagens com destino a locais de jogos do Flamengo e eventos pré-jogo organizados pela Outsider. Nesse sentido, o Flamengo reprova as ações da Outsider e comunica que estão sendo adotadas as medidas necessárias para interromper, o mais breve possível, o uso indevido das nossas marcas, inclusive com a reparação de perdas e danos causados ao Clube".

Reclamações semelhantes ocorreram durante a final da Champions League de 2024, quando clientes relataram não terem recebido os ingressos até o horário da partida.

Problemas também em 2025

Em 2025, a situação se repetiu: torcedores que compraram pacotes para a final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, em Lima, no Peru, não conseguiram embarcar.

Somente em 2025, Fernando foi indiciado duas vezes por estelionato pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. O empresário, no entanto, nega ter sido intimado em registros de ocorrência deste ano e afirma que os problemas seriam casos pontuais. A sede da empresa permanece no Centro do Rio.

Ator também foi vítima

O ator Márcio Garcia declarou ter sido vítima de estelionato pela Outsider em junho de 2025. Segundo ele, firmou uma parceria comercial para divulgar a empresa em suas redes sociais em troca de um pacote com hospedagem, passagens e ingressos para jogos do mundial de clubes de futebol nos Estados Unidos, mas não recebeu o prometido.