Finanças

Procon Carioca notifica Unimed Ferj por falhas em canais de atendimento

Órgão cobra explicações da operadora em até 24 horas

Agência O Globo - 07/01/2026
Procon Carioca notifica Unimed Ferj por falhas em canais de atendimento
- Foto: Reprodução / Internet

O Procon Carioca notificou a Unimed Ferj nesta quarta-feira (7) para que a operadora esclareça a "inoperância recorrente e instabilidade grave" em seus canais de atendimento, incluindo site, aplicativo e central telefônica. De acordo com o órgão, as falhas têm levado usuários a buscarem atendimento presencial, o que tem gerado longas filas e espera.

A Unimed Ferj terá 24 horas para apresentar resposta. O Procon alerta que, caso a notificação não seja atendida, poderá aplicar multa e abrir processo administrativo sancionador contra a operadora.

Entre os principais prejuízos relatados pelos consumidores estão a impossibilidade de acessar boletos, consultar a rede credenciada, obter extratos contratuais e emitir documentos essenciais, como carta de permanência e comprovantes de adimplência. Também foram registradas "dificuldades significativas" para formalizar pedidos de cancelamento ou exclusão de planos.

Em nota, a Unimed Ferj informou que ainda não foi oficialmente notificada, mas que equipes técnicas já atuam para normalizar o sistema "o mais rápido possível".

Segundo a operadora, a instabilidade foi causada por uma atualização necessária em função do compartilhamento de risco com a Unimed do Brasil, o que implicou na alteração do número da carteirinha dos usuários. A empresa informou ainda que o novo documento virtual já está disponível, mas que a antiga carteirinha pode ser utilizada temporariamente "sem prejuízo do atendimento assistencial".

As dificuldades nos canais de atendimento ocorrem em meio à ameaça de descredenciamento coletivo da Unimed Ferj por parte de hospitais devido a dívidas. Na terça-feira, a Associação de Hospitais do Estado do Rio (Aherj) decidiu em assembleia suspender o atendimento a usuários da operadora, medida que pode ser efetivada em até 30 dias após notificação à ANS, ao Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) e às secretarias municipal e estadual de Saúde.

A Aherj reúne 107 hospitais e clínicas, embora nem todos integrem a rede credenciada da Unimed Ferj, composta por cerca de 40 unidades no Rio. Segundo o presidente da associação, Marcus Quintella, a adesão à suspensão não é obrigatória para todos os hospitais associados.