Finanças
Banco Central envia ao TCU informações sobre liquidação do Banco Master
Ministro Jhonatan de Jesus solicitou dados em processo que apura possível omissão
O Banco Central (BC) encaminhou nesta segunda-feira, a pedido do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus, esclarecimentos detalhados sobre o processo de liquidação do Banco Master.
Entenda o caso:
Os documentos enviados pelo BC serão inicialmente analisados pela unidade técnica do TCU e, posteriormente, encaminhados ao relator do processo. O procedimento tramita sob sigilo, conforme determinação do próprio ministro Jhonatan.
A investigação do TCU apura possível omissão do BC em relação às operações do Banco Master, controlado por Daniel Vorcaro. O banco também é alvo de investigação da Polícia Federal (PF), que resultou na prisão de Vorcaro e outros executivos — todos já liberados.
Jhonatan de Jesus determinou que o BC apresentasse documentação sobre os fundamentos técnicos e jurídicos que embasaram a decretação da liquidação, definida em novembro, incluindo os principais marcos do processo decisório.
O ministro solicitou ainda informações sobre a análise de alternativas menos gravosas previstas em lei, como soluções de mercado ou reorganização, e as justificativas para sua adoção ou descarte.
Além disso, Jhonatan requisitou esclarecimentos sobre eventuais divergências entre áreas técnicas internas do BC e como essas discordâncias foram tratadas. Também foi exigida a apresentação de uma linha do tempo detalhada das negociações anteriores ao encerramento das atividades do banco.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar