Finanças
Empregados dos Correios rejeitam proposta de acordo coletivo e decisão vai ao TST
Votação sindical foi dividida: 18 entidades rejeitaram a proposta e 16 aprovaram
Os empregados dos Correios rejeitaram a proposta de acordo coletivo de trabalho apresentada pela estatal durante mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Com a recusa, caberá ao TST definir quais cláusulas serão incluídas no novo acordo coletivo. A estatal enfrenta uma grave crise financeira e busca concluir, ainda este ano, um empréstimo de R$ 12 bilhões, além de implementar um plano de corte de gastos.
A proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2027 foi rejeitada pela maioria dos sindicatos em assembleias realizadas nesta terça-feira. No total, 18 sindicatos votaram contra e 16 a favor.
"Com isso, a empresa encerra a etapa negocial direta, cumprindo integralmente os trâmites previstos, e passa a atuar no âmbito legal, com responsabilidade institucional, para assegurar a continuidade do processo", informaram os Correios aos funcionários.
A proposta previa gratificação de férias de 70% e reajuste salarial de 5,13%, com efeito a partir de janeiro de 2026, entre outros pontos.
Nos últimos meses, os Correios vêm enfrentando uma série de reclamações de clientes. O índice de entregas no prazo já vinha caindo ao longo do ano, principalmente devido às dívidas com fornecedores. A situação se agravou com a greve, levando consumidores a buscarem alternativas em transportadoras privadas.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar