Finanças
Lula lamenta indefinição da Europa sobre acordo do Mercosul e diz que bloco seguirá buscando novas parcerias
Presidente diz que 'sem vontade política e coragem de dirigentes' não será possível fechar discussão que se arrasta há 26 anos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, neste sábado, durante discurso na cúpula do Mercosul, a indefinição da União Europeia em relação ao acordo comercial entre os dois blocos. Lula destacou que, diante do impasse, o grupo sul-americano continuará buscando novas parcerias ao redor do mundo.
Lula reconheceu que havia expectativa de assinatura do acordo com a União Europeia nesta cúpula, mas explicou que os líderes europeus solicitaram mais tempo para discutir questões ligadas ao setor agrícola. A nova previsão é de que o acordo possa ser firmado em janeiro.
— Tínhamos em nossas mãos a possibilidade de transmitir ao mundo uma mensagem importante em defesa do multilateralismo e de fortalecer nossa posição estratégica em um cenário global cada vez mais competitivo. Infelizmente, a Europa não se definiu — afirmou o presidente. — Sem vontade política e coragem dos dirigentes, não será possível concluir uma negociação que já se arrasta por 26 anos. Enquanto isso, o Mercosul seguirá trabalhando com outros parceiros.
O presidente também citou negociações em andamento com Índia, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão e Vietnã. Lula ressaltou ainda a importância de ampliar o comércio dentro da própria região, mencionando conversas com Panamá, Colômbia e Equador.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar