Finanças
Geladeiras terão regras mais rígidas de eficiência energética a partir de 2025
Objetivo é reduzir o valor da conta de luz para o consumidor e diminuir o consumo de energia no país
A partir do próximo ano, as regras para eficiência energética de geladeiras e freezers serão mais rigorosas. O consumidor passará a encontrar nos selos apenas três categorias: A, B e C, com a eliminação das subclasses de classificação.
Atualmente, os modelos mais eficientes recebem selos que vão de A+++ a A, seguidos por B, C, D e E (menos eficiente). Com a mudança, a classificação em 2026 será:
• Produtos A+++ e A++ passam a ser A
• Produtos A+ e A passam a ser B
• Produtos B passam a ser C
• Categorias D e E deixam de existir
Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), responsável pela certificação dos selos de eficiência energética, a atualização tem como objetivo reduzir o valor da conta de luz para o consumidor e, a longo prazo, diminuir o consumo de energia no país.
Com as novas regras, alguns produtos menos eficientes deixarão de ser vendidos. Eles poderão ser fabricados até o final de 2024 e comercializados no varejo até o fim de 2025.
A atualização foi discutida pelo Inmetro em parceria com fabricantes de refrigeradores e freezers, representados pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) está sendo atualizado desde 2021 e seguirá até 2030.
Desde julho de 2022, os modelos mais eficientes passaram a ser classificados como A+++ (consumo até 30% menor em relação ao antigo A), A++ (redução de 20%) e A+ (economia de 10%). Em 2026, as subclasses serão eliminadas, tornando o nível A mais exigente.
Até 2030, a meta é que as geladeiras comercializadas no país atinjam níveis de eficiência energética semelhantes aos da União Europeia. A classificação prevista será:
• Etiquetas A e B: mais eficientes
• Etiquetas C: menos eficientes, equivalentes ao A++ ou A+ de 2025
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados