Finanças
Maioria dos jovens vê conhecimento em inteligência artificial como diferencial para emprego
Para 11%, domínio em IA não faz diferença na busca por uma vaga, aponta pesquisa nacional
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) revela que 80% dos jovens brasileiros consideram o conhecimento em inteligência artificial (IA) um diferencial importante para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. O levantamento, realizado pela Nexus e pela Demà, entrevistou 2.016 pessoas entre 14 e 29 anos, em todos os estados do país, entre os dias 14 e 20 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O estudo também apontou que 11% dos jovens acreditam que o conhecimento em IA não influencia na obtenção de emprego, enquanto 3% consideram o domínio do tema até prejudicial e 2% não souberam responder.
Impacto na aprendizagem
Quanto ao uso de ferramentas de IA no processo de aprendizagem, 69% dos jovens avaliam que elas podem contribuir positivamente, enquanto 24% enxergam possíveis prejuízos e 7% não souberam opinar.
Segundo a pesquisa, 83% utilizam IA para pesquisas gerais ou acadêmicas; 71% afirmam que a tecnologia auxilia em tarefas escolares, trabalhos e estudos para provas em escolas, faculdades, universidades ou ensino técnico. Além disso, 70% usam IA para tradução de textos e 67% para resumir ou corrigir publicações.
O levantamento mostra ainda que 66% recorrem à IA para gerar novas ideias em atividades diversas; 63% para criar imagens; 62% para escrever novos textos e 52% para preparar apresentações ou relatórios.
“É muito representativo que pelo menos metade dos entrevistados confirme que usa IA de alguma forma. Sem dúvida, a inteligência artificial é um agente facilitador das nossas demandas diárias, um aliado da eficiência e produtividade. São percepções claramente refletidas nessa pesquisa, que mostra, por exemplo, que a grande maioria dos adolescentes utiliza para ajudar no dever de casa. IA veio para ficar e transformar as nossas jornadas, principalmente, as de aprendizado”, destacou o diretor da Demà, Juan Carlos Moreno.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados