Finanças
IBGE revisa crescimento do PIB: alta maior no 1º trimestre e queda no fim de 2024
Revisões foram divulgadas junto com os dados do crescimento econômico do terceiro trimestre
O IBGE revisou para cima o crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano. A expansão, antes estimada em 1,3%, foi ajustada para 1,5%. Em contrapartida, o desempenho do quarto trimestre de 2024 sofreu piora: a variação, que era de uma leve alta de 0,1%, passou para uma queda de 0,1%.
As revisões foram divulgadas juntamente com o resultado do PIB do terceiro trimestre. Em relação ao segundo trimestre, também houve ajuste: a alta, antes calculada em 0,4%, foi revisada para 0,3% em comparação ao primeiro trimestre deste ano.
O crescimento anual de 2024 foi mantido em 3,4%. No entanto, com a desaceleração já observada no segundo e no terceiro trimestres, a expectativa é que o desempenho deste ano fique mais próximo de 2%.
Revisões são comuns
As revisões de cálculos anteriores para o desempenho do PIB são práticas normais em órgãos de estatísticas econômicas ao redor do mundo. O BEA, equivalente ao IBGE nos Estados Unidos, por exemplo, divulga três estimativas para cada trimestre do PIB americano.
No Brasil, os ajustes mais significativos costumam ocorrer quando é divulgado o PIB do terceiro trimestre. Isso porque o IBGE aproveita a divulgação das Contas Nacionais Anuais de dois anos antes, geralmente informada em novembro, para recalcular o PIB de cada trimestre.
No início do mês passado, o IBGE confirmou que o PIB de 2023 avançou 3,2%.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar