Finanças

Detran RJ inicia atendimento prioritário a mulheres para emissão da nova Carteira de Identidade

É necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, número do CPF e comprovante de residência

Agência O Globo - 03/12/2025
Detran RJ inicia atendimento prioritário a mulheres para emissão da nova Carteira de Identidade

O Detran RJ passa a oferecer, a partir deste sábado (6), atendimento prioritário a mulheres para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação, chamada “Sábado Delas”, será realizada uma vez por mês, sempre aos sábados, nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é facilitar o acesso ao documento, especialmente para chefes de família que dependem da regularização para acessar políticas públicas.

Para ser atendida, não é necessário agendamento prévio. Basta apresentar a certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada), o número do CPF e um comprovante de residência. Mulheres naturalizadas devem levar também o certificado de naturalização.

O atendimento será realizado das 8h às 12h nos postos convencionais e das 10h às 14h nas unidades localizadas em shoppings. Não haverá atendimento nos postos do Shopping Iguatemi (Vila Isabel), da FIA (Botafogo), da Muzema — todos na Capital —, e nos municípios de Miguel Pereira, Santa Maria Madalena e Cambuci.

Segundo Rodrigo Coelho, presidente do Detran RJ, a iniciativa reforça o compromisso do órgão em ampliar o acesso de mulheres a benefícios sociais. “O Sábado Delas tem como foco principal garantir que cada mulher tenha sua documentação regularizada, condição essencial para a inclusão ou manutenção de benefícios sociais”, afirma.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), emitida pelo Detran RJ desde 2023, utiliza o CPF como único número de identificação e é exigida para entrada em programas de transferência de renda, benefícios de saúde, educação, habitação e outros serviços socioassistenciais. A posse da CIN também facilita o acesso a serviços digitais do governo federal por meio da conta Gov.br.