Finanças

Copacabana Palace adota escala 5x2 e amplia folgas para funcionários

Hotel de luxo aposta no bem-estar e no equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Agência O Globo - 03/12/2025
Copacabana Palace adota escala 5x2 e amplia folgas para funcionários
Copacabana Palace adota escala 5x2 e amplia folgas para funcionários

O Copacabana Palace anunciou a adoção da escala 5x2 para 90% de sua equipe, substituindo o tradicional e exaustivo regime 6x1, predominante no setor de comércio e serviços. Agora, os funcionários contam com duas folgas semanais, medida implementada em maio e divulgada recentemente pelo hotel, que integra o grupo internacional de hotelaria de luxo Belmond.

De acordo com o hotel, a mudança representa “um avanço relevante na promoção de bem-estar e no equilíbrio entre vida profissional, pessoal e familiar” dos colaboradores. A nova escala contempla equipes operacionais, como camareiras, governantas, maîtres, garçons, chefs de cozinha e concierges. Os seguranças seguem com a escala 12x36.

— A hotelaria sempre foi um setor em que os profissionais tinham apenas um dia de folga por semana, e oferecer dois representa um avanço significativo na qualidade de vida, na saúde mental e no equilíbrio familiar das equipes — destaca Guillaume Lemarchand, diretor de Recursos Humanos do hotel.

O Copacabana Palace se une a outros hotéis que vêm repensando a jornada dos funcionários. Em São Paulo, o Palácio Tangará também adotou a escala 5x2, após investir R$ 2 milhões anuais e atender a uma demanda dos trabalhadores. Em assembleia realizada em agosto, 89% dos 350 funcionários manifestaram apoio à mudança.

Segundo o hotel da alemã Oetker Collection, a decisão foi resultado de quase um ano de estudos e negociações, e contribui para fortalecer a imagem da marca como empregadora de referência.

“Nenhum outro hotel de luxo em São Paulo oferece a escala 5x2 a 100% de seus colaboradores, o que torna a empresa ainda mais atrativa para a contratação e retenção de mão de obra qualificada, um diferencial relevante em um setor altamente competitivo”, afirmou em nota o diretor-geral do Palácio Tangará, Celso D. Valle.

Retenção de talentos em alta

O cenário de desemprego em baixa — o IBGE registrou taxa de 5,4% no trimestre encerrado em outubro, o menor nível da série histórica — também impulsionou a Blue Tree Hotels a adotar a escala 5x2. Com 23 unidades, a rede busca atrair e reter funcionários, sobretudo temporários, essenciais durante a alta temporada.

Maria Rosa Leroy, diretora de Operações da Blue Tree, explica que a mudança atende especialmente aos trabalhadores mais jovens, que ocupam cargos de linha de frente, como recepcionistas, camareiras e mensageiros. “Conseguimos minimizar um pouco essa dificuldade com essas iniciativas. Reduzir a escala foi nosso principal atrativo, porque melhora o equilíbrio do trabalho com a vida pessoal”, afirma.