Finanças
Lula liga para Trump e pede revogação de novas tarifas
Chamada durou 40 minutos e a conversa tratou ainda de combate ao crime organizado, segundo o Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou, nesta terça-feira, para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitando a revogação de tarifas aplicadas a produtos brasileiros. De acordo com o Palácio do Planalto, a ligação teve duração de 40 minutos e abordou também temas como o combate ao crime organizado.
Segundo nota divulgada pelo governo brasileiro, "Lula considerou muito positiva a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas. Destacou, porém, que ainda existem outros produtos que permanecem tarifados e que precisam ser discutidos entre os dois países. O Brasil deseja avançar rapidamente nessas negociações".
O presidente Lula também ressaltou a urgência em reforçar a cooperação com os EUA no combate ao crime organizado internacional. Ele destacou as recentes operações do governo federal para asfixiar financeiramente essas organizações e mencionou ramificações que operam a partir do exterior. O presidente Trump manifestou total disposição para colaborar com o Brasil, assegurando apoio a iniciativas conjuntas no enfrentamento ao crime organizado.
Os dois presidentes concordaram em manter o diálogo e voltar a conversar em breve sobre o andamento dessas iniciativas, conforme informou o governo brasileiro.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados