Finanças
No Rio, vale a pena pagar IPVA 2026 à vista com desconto? Ou é melhor parcelar? Entenda
Cronograma de pagamento começa em 21 de janeiro
O calendário de pagamentos do IPVA 2026 no Estado do Rio foi divulgado e traz duas opções para os contribuintes: pagamento à vista, com desconto de 3%, ou parcelamento em três vezes, sem abatimento. A partir do início do próximo ano, motoristas deverão escolher a modalidade mais vantajosa para o bolso.
Segundo especialistas ouvidos pelo EXTRA, a escolha depende do perfil financeiro de cada um. Para o economista e consultor financeiro André Mirsky, a diferença entre pagar à vista ou parcelar é pequena, considerando o atual cenário econômico. "Tendo o dinheiro para pagar, se aplicá-lo em um produto de renda fixa, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), ele vai te render mais ou menos 1% ao mês. Se estamos falando de três parcelas e tem um desconto de 3% à vista, é praticamente a mesma coisa", explica André. "Qualquer produto, hoje, que tenha uma rentabilidade em torno de 100% do CDI vai te dar esse 1% ao mês de rendimento, por conta da taxa Selic alta, em torno de 15%. Menos na poupança, que rende menos."
Quem optar pelo parcelamento, pagará as cotas em janeiro, fevereiro e março. Graziela Fortunato, professora da IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, afirma que, ao investir o valor de cada parcela em um fundo sem risco, o rendimento seria de aproximadamente 0,8% ao mês, considerando uma taxa anual de 15% e os descontos do Imposto de Renda.
"Você não vai conseguir 3% de rendimento no período. Então, vale a pena pagar à vista caso você tenha o dinheiro disponível", orienta Graziela. Ela ressalta, porém, que não é indicado pegar empréstimo apenas para quitar o IPVA à vista, pois os juros do crédito superam o desconto oferecido.
Como pagar o IPVA 2026?
O cronograma começa em 21 de janeiro, quando vence a cota única ou a primeira parcela para veículos com placas terminadas em 0. O pagamento pode ser feito via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras nos bancos parceiros da Secretaria estadual de Fazenda (Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob).
Para quitar o IPVA, é necessário emitir o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) exclusivamente no site da Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-RJ), acessível aqui.
O governo orienta que os contribuintes evitem usar sites de busca para não cair em endereços falsos criados por golpistas. O ideal é acessar diretamente o link indicado pela Sefaz-RJ.
No site, basta selecionar a opção "Emissão DARJ IPVA" e informar o número do Renavam. O documento estará disponível para impressão nos primeiros dias de janeiro de 2026.
Ao pagar via Pix, confira se aparecem o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido "SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ".
Confira as datas do calendário de pagamento do IPVA 2026 no Rio:
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados