Finanças
Black Friday 2025 impulsiona comércio com alta de 28,5% nas vendas, aponta Itaú Unibanco
Pagamentos via Pix crescem 37,5% em relação à mesma data comercial de 2024
A Black Friday 2025 aqueceu o comércio e o setor de serviços em todo o Brasil, registrando um crescimento expressivo nas vendas. Segundo levantamento do Itaú Unibanco, entre a zero hora e a meia-noite da sexta-feira promocional, o volume de vendas aumentou 28,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A análise considerou transações realizadas nas maquininhas de pagamento Laranjinhas e nos meios digitais do e-commerce, abrangendo cartões de débito, crédito, voucher e Pix. Apenas no comércio eletrônico, o crescimento foi ainda maior, atingindo 33,25%.
Os pagamentos com Pix se destacaram, registrando alta de 37,5% em relação à Black Friday anterior. Entre os segmentos com maior desempenho, supermercados lideraram com aumento de 32,4%, seguidos pelo setor de celulares (23,9%) e farmácias (22,4%).
“A Black Friday concentra o maior volume de transações do ano e testa, ao mesmo tempo, a confiança do consumidor e a capacidade operacional do varejo”, destaca Rodrigo Bizzotto, superintendente de Produtos da Rede, do Itaú Unibanco.
Segundo Bizzotto, a consolidação do Pix reforça uma nova dinâmica de consumo, em que tecnologia e confiança "andam lado a lado para impulsionar o crescimento dos empreendedores".
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região