Finanças
Detran RJ realiza atendimento especial neste sábado para idosos e PCDs sem necessidade de agendamento
Postos de identificação civil estarão abertos em todo o estado para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
O Detran RJ abrirá, neste sábado (29), os postos de identificação civil em todo o estado para atender, exclusivamente e sem agendamento prévio, idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência (PCDs) que desejam emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Para ser atendido, é necessário apresentar o original ou cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento, além do número do CPF.
O objetivo da ação é atender à alta demanda de idosos que precisam do novo documento para realizar a prova de vida. O atendimento será realizado das 8h às 12h nos postos convencionais e das 10h às 14h nas unidades localizadas em shoppings.
Importante: Não haverá atendimento nos postos do Shopping Iguatemi (Vila Isabel), da FIA (Botafogo), da Muzema — todos na Capital —, e nos municípios de Miguel Pereira, Santa Maria Madalena e Cambuci.
No caso dos cidadãos PCDs, além dos documentos pessoais, será obrigatório apresentar laudo médico indicando o tipo e o grau da deficiência, com o respectivo código CID (Classificação Internacional de Doenças). Também é importante levar um comprovante de residência e, para naturalizados, o certificado de naturalização.
A Carteira de Identidade Nacional, emitida pelo Detran RJ desde 2023, utiliza o CPF como único número de identificação. O modelo anterior, com número de RG, seguirá válido até 2032.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados