Finanças

Black Friday: pagamentos com Pix crescem 36,28% nas primeiras 15 horas, aponta Itaú

Vendas gerais sobem 31% em relação ao mesmo período de 2022, impulsionando comércio e serviços no país

Agência O Globo - 28/11/2025
Black Friday: pagamentos com Pix crescem 36,28% nas primeiras 15 horas, aponta Itaú
- Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A Black Friday segue aquecida, movimentando o setor de comércio e serviços em todo o país. Segundo levantamento do Itaú Unibanco, até às 15h, houve aumento de 31% nas vendas em comparação com o mesmo intervalo da data comercial do ano passado. O levantamento considera as vendas realizadas nas Laranjinhas e nas soluções de e-commerce (operadas pela Rede) com cartões de débito, crédito, voucher e Pix. Considerando apenas o e-commerce, a alta foi de 36,59%.

Os pagamentos com Pix apresentaram crescimento de 36,28% em relação ao mesmo período de 2022. Entre todos os meios de pagamento, o segmento de turismo & entretenimento liderou o aumento de vendas, com alta de 77%, seguido por alimentação (28,2%), saúde (19,8%) e veículos (14,4%).

“A Black Friday concentra o maior volume de transações do ano e testa, ao mesmo tempo, a confiança do consumidor e a capacidade operacional do varejo”, afirma Rodrigo Bizzotto, superintendente de Produtos da Rede, do Itaú Unibanco.

Segundo ele, a consolidação do Pix reforça essa nova dinâmica de consumo, em que tecnologia e confiança "andam lado a lado para impulsionar o crescimento dos empreendedores."