Finanças
Banco Central vai facilitar portabilidade de empréstimo em 2026. Saiba o que muda
Consumidores poderão trocar de instituição financeira na modalidade de crédito pessoal por meio do Open Finance
O Banco Central anunciou nesta sexta-feira (28) que a portabilidade de empréstimos pelo Open Finance será facilitada a partir de fevereiro de 2026, inicialmente para a modalidade de crédito pessoal. O Open Finance é um ecossistema que permite o compartilhamento e a troca de informações entre bancos e fintechs participantes.
Atualmente, já é possível solicitar a troca do banco que concede o crédito, mas o processo é considerado burocrático e pouco eficaz. Segundo o Banco Central, o modelo atual de portabilidade continuará disponível, mas a nova alternativa pretende tornar o procedimento mais ágil e eficiente para os clientes.
"A portabilidade de crédito por meio do Open Finance trará maior eficácia no acesso e na troca das informações, que poderão ser compartilhadas de forma segura, ágil, padronizada e digital, eliminando assimetrias de informação e barreiras operacionais e propiciando um processo automatizado e mais eficiente", afirmou o Banco Central em nota.
Com a novidade, o cliente terá uma experiência aprimorada, com toda a jornada da portabilidade realizada de forma digital. O prazo para conclusão das operações será reduzido de até cinco dias úteis para até três dias úteis, o que pode diminuir custos e estimular a concorrência entre as instituições financeiras.
A medida entra em vigor imediatamente, mas haverá um período de transição em que os bancos e fintechs farão testes restritos até fevereiro de 2026.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados