Finanças
Saiba quem é Ricardo Magro, dono da Refit, empresa alvo de megaoperação por fraude no ramo de combustíveis
Ação cumpre 126 mandados de busca e apreensão contra alvos ligados ao grupo em vários estados
Ricardo Magro, empresário à frente da Refit, tornou-se o principal alvo de uma megaoperação deflagrada pela Receita Federal nesta quinta-feira (27), que investiga um esquema de fraude no recolhimento de impostos no mercado de combustíveis.
Ex-advogado do ex-deputado federal Eduardo Cunha, Magro foi preso em 2016 sob a acusação de desvios em fundos de pensão, mas acabou absolvido posteriormente. Além da Refit, ele possui uma refinaria no Texas, nos Estados Unidos, e comanda a Pragmatismus Consultoria, empresa sediada em Portugal.
Magro também já foi investigado por suposto envolvimento em um esquema de corrupção na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), porém a denúncia foi arquivada.
De acordo com o portal g1, em julho de 2024, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) apontou a Refit como uma das empresas utilizadas em esquemas de sonegação fiscal e adulteração de bombas de combustíveis.
Em 2016, Magro foi investigado e chegou a ser preso por suspeita de participação em um esquema de desvio de recursos dos fundos de pensão Petros, da Petrobras, e Postalis, dos Correios, na compra de títulos mobiliários do Grupo Galileo. Ele foi absolvido dessas acusações.
A operação desta quinta-feira cumpre 126 mandados de busca e apreensão contra 190 alvos ligados ao grupo, abrangendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Maranhão e o Distrito Federal.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil