Finanças
Veja quais são os produtos mais procurados na Black Friday 2025
Busca por serviços deve impulsionar vendas no período. Veja as 15 categorias que mais devem atrair consumidores brasileiros nesta sexta-feira
Eletrônicos, eletrodomésticos e celulares permanecem no topo das preferências na Black Friday 2025, mas essa tendência mostra sinais de perda de força neste ano. De acordo com um estudo feito pela agência Conversion, os consumidores que vão às lojas físicas e virtuais neste ano devem abrir mais espaço agora para categorias menos tradicionais na temporada de descontos, como assinaturas digitais, serviços e reservas de viagem.
Embora ainda liderem a lista de desejos, com 61,7% das intenções de compra na Black Friday 2025, eletrônicos e eletrodomésticos registraram uma leve retração de 2,2 pontos percentuais na preferência do consumidor em relação ao ano anterior (de 63,1% para 61,7%), segundo o levantamento da empresa.
A categoria de celulares também recuou, 4,5 pontos, passando de 57,8% para 55,2%. Para a Conversion, os números sugerem que esses itens começam a perder a exclusividade de "rainhas da Black Friday".
Em análise enviada ao EXTRA, a empresa afirmou que "a queda no interesse por eletrônicos, eletrodomésticos e celulares reflete um cenário em que boa parte dos consumidores já possui os itens essenciais, e estão direcionando suas intenções de compra para outros segmentos, como artigos para casa, cosméticos e vestuário".
O relatório, que analisou as 15 categorias mais buscadas para a data, também destaca os segmentos que mais avançaram no interesse do público. Entre os líderes de procura, calçados aparecem em terceiro lugar, com alta de 3,6% e 54,4% das intenções de compra. Logo depois vem o segmento de moda e acessórios, na quarta posição, que cresceu 2,5% e alcançou 52,8% das preferências.
Cosméticos e serviços disparam na preferência do consumidor
Um estudo da Confi.Neotrust estima que, entre esta quinta-feira e domingo, o volume de vendas do e-commerce deve crescer 17% em comparação ao mesmo período de 2024, alcançando R$ 11 bilhões em produtos comercializados.
Entre as categorias que mais devem impulsionar esse crescimento está a de cosméticos, que registrou alta de 25,1% em relação a 2024 e agora ocupa a quinta posição, com 42,3% das intenções de compra no ranking de 2025 da Conversion.
Segundo a empresa, o crescimento do segmento pode estar ligado à influência de criadores de conteúdo no TikTok e no Instagram, "que impulsionaram a visibilidade e a promoção de produtos de beleza ao longo de 2025".
Cursos estão em alta
O maior salto na preferência dos brasileiros neste ano, porém, vem da categoria de serviços, que inclui consultorias, cursos e educação. Em 2025, o segmento registrou uma alta de 58,3%, alcançando 15,2% das intenções de compra.
Segundo Luciana Fortuna, diretora de Marketing da Cultura Inglesa, a busca por matrículas já costuma se intensificar neste período, mas neste ano o movimento está ainda mais forte, impulsionado sobretudo pelo crescimento do interesse em modalidades remotas.
— Em 2024, a Black Friday já havia gerado um pico importante de matrículas, e em 2025 essa tendência se intensificou, com crescimento e interesse também em formatos ao vivo e online. Esses sinais mostram um consumidor mais maduro, que prioriza modelos que conciliem rotina e estudo — afirma Luciana.
Oportunidade para marcas fisgarem cliente
Para a diretora, o período é estratégico tanto para fidelização de clientes quanto para o planejamento comercial de 2026. Ela explica que a Black Friday funciona como um "importante canal de captação" para ampliar o alcance da marca e acelerar a entrada de novos alunos, o que fortalece a base inicial para o fechamento do ano, tanto em matrículas quanto no contato com possíveis clientes a serem trabalhados no início do ano seguinte.
— Do ponto de vista comercial, a campanha de Black Friday contribui para consolidar uma base sólida de matrículas no último trimestre, o que impacta diretamente o planejamento e as projeções para 2026 — destaca a especialista.
*Estagiário sob supervisão de Danielle Nogueira
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil