Finanças
Câmara aprova aumento em cargos de confiança do TCU e cria gratificação de até 100% do vencimento
Benefício será pago de acordo com avaliação de desempenho do servidor
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, um projeto de lei que prevê aumento para servidores em cargos de confiança do Tribunal de Contas da União (TCU). O texto segue agora para análise do Senado.
Relatado pelo deputado Odair Cunha (PT-MG), o projeto foi aprovado por 350 votos e atualiza a gratificação de desempenho dos servidores, que poderá variar de 40% a 100% do vencimento básico. O pagamento desse benefício estará condicionado à avaliação de desempenho dos funcionários.
A proposta também institui uma indenização para servidores em cargos de confiança, elevando entre 10% e 25% a remuneração bruta desses postos. A justificativa apresentada no texto aponta o acúmulo de múltiplas atribuições, encargos e tarefas de alta complexidade institucional como motivo para o reajuste.
O pagamento de ambos os benefícios dependerá da disponibilidade orçamentária do TCU. No total, 913 servidores serão contemplados com os aumentos previstos.
Enviada pelo TCU ao Congresso em junho, a proposta ainda atualiza a estrutura das carreiras e os requisitos de ingresso nos cargos, além de criar mais duas categorias de funções comissionadas.
O impacto orçamentário estimado, conforme o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, é de R$ 24,5 milhões anuais. Os reajustes serão implementados em quatro parcelas, de forma gradativa, até 2029.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região