Finanças
Irmãos Batista ampliam negócios e anunciam fusão da JBS Couros com a Viva
Nova companhia terá capacidade para processar 20 milhões de unidades de couro por ano
A JBS Couros, controlada pelos irmãos Batista, anunciou a fusão de suas operações com a Viva, empresa também especializada em processamento de couros, dando origem à JBS Viva, uma gigante no setor. Segundo comunicado conjunto, a nova companhia nasce líder de mercado, com 35 fábricas e 11 mil funcionários distribuídos pelo Brasil, Itália, Uruguai, Argentina, México e Vietnã.
A JBS Viva atuará no processamento e comercialização de peles, ampliando a presença global do grupo. Conforme informado, a capacidade de processamento será de 20 milhões de unidades de couro por ano. Não há informações sobre aporte financeiro direto por parte da JBS ou da Viva na criação da joint venture.
“A união com a Viva abre novas oportunidades para todos os mais de 7 mil colaboradores da JBS Couros, que agora passam a fazer parte de um negócio ainda mais robusto e preparado para competir globalmente”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.
O controle da nova empresa será dividido igualmente: JBS e Viva terão 50% cada. O Conselho de Administração contará com participação paritária entre os grupos. A presidência do conselho e a diretoria financeira serão indicações da JBS, enquanto o CEO e o diretor de operações serão indicados pela Viva.
A conclusão da operação, aprovada pelo Conselho de Administração da JBS, ainda depende do cumprimento de condições precedentes usuais e da aprovação dos órgãos regulatórios competentes.
A Viva foi criada a partir da fusão entre Viposa (Santa Catarina) e Vancouros (Paraná), aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no ano passado, após cinco anos de negociação. A empresa nasceu com capacidade para processar sete milhões de unidades de couro por ano e faturamento de R$ 3,1 bilhões.
Fundada em 2009, a JBS Couros opera de forma independente dentro do grupo JBS, utilizando majoritariamente couro bovino proveniente das operações de abate da própria companhia. Desde então, já lançou cerca de 2 mil produtos voltados para moda e lifestyle, com diferentes cores, texturas e designs.
A divisão de couro da JBS também criou o conceito KindLeather, que prioriza a rastreabilidade da matéria-prima, reduz o desperdício e minimiza o impacto ambiental, com reaproveitamento de resíduos e uso de produtos químicos mais sustentáveis.
“A cadeia do couro permanece estratégica, reforçando a visão da JBS de que sustentabilidade e rentabilidade caminham juntas”, destacou Guilherme Motta, líder da JBS Couros, lembrando que o couro é transformado em calçados, bolsas, estofamentos de veículos e móveis.
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