Finanças
Lula sinaliza apoio à isenção de IR para PLR e redução da jornada de trabalho, mas evita prazos
Presidente defende avanço em demandas históricas dos sindicatos, mas não estipula datas para mudanças na tributação da PLR e na jornada semanal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quarta-feira (data a ser inserida), a redução da jornada de trabalho e a isenção do Imposto de Renda sobre valores pagos a título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Apesar do apoio, Lula não se comprometeu com prazos para atender às demandas, que são históricas do movimento sindical, do qual já fez parte.
O discurso foi realizado durante evento no Palácio do Planalto que celebrou a sanção da lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 mensais. Na abertura, representantes das centrais sindicais reforçaram o pedido para que a PLR também seja isenta do tributo futuramente.
— Eu estava ouvindo aqui o (deputado Arthur) Lira (relator do projeto da isenção do IR na Câmara) falar da participação no lucro. É uma coisa que a gente vai ter que avançar. Não sei quando, mas nós vamos avançar. São coisas que a sociedade moderna do século XXI exige. A gente não pode continuar com a mesma jornada de trabalho de 1943. Não é possível — afirmou Lula, referindo-se à jornada de 44 horas semanais prevista na legislação trabalhista desde os anos 1940.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico