Finanças

De pets a recargas de carros elétricos, shoppings ampliam experiência do cliente

Ambientes e serviços especializados atraem consumidores em busca de conveniência e experiências além das compras

Agência O Globo - 26/11/2025
De pets a recargas de carros elétricos, shoppings ampliam experiência do cliente

Shoppings centers têm investido em novas estratégias para oferecer aos clientes muito mais do que apenas opções de compra, com atenção especial a donos de carros elétricos e tutores de animais domésticos.

No universo pet, a tendência é consolidar o conceito pet friendly e proporcionar uma experiência completa e integrada para tutores e seus animais. Além de permitir a entrada dos pets, os shoppings vêm criando ambientes e serviços especializados.

Entre as iniciativas, destacam-se áreas específicas, seguras e higienizadas para que os animais possam descansar, se alimentar e socializar. Esses espaços contam com bebedouros, potes para comida e locais apropriados para necessidades fisiológicas, facilitando o passeio dos tutores.

Os shoppings também promovem eventos como feiras de adoção em parceria com ONGs e protetores de animais, aulas e demonstrações com adestradores e veterinários, além de festas temáticas, como aniversários de pets e halloween.

Serviços como banho e tosa, clínicas veterinárias, fisioterapia, hidroterapia, hotéis e creches (day care) para pets também estão em alta, permitindo que os tutores deixem seus animais em segurança enquanto realizam compras ou outras atividades.

Para os proprietários de veículos elétricos, a aposta é transformar os shoppings em hubs estratégicos de recarga, oferecendo carregadores rápidos e ultrarrápidos, integrados a iniciativas de sustentabilidade (ESG) e à experiência do cliente.

O número de vagas com carregadores em shoppings no Brasil quadruplicou nos últimos anos. O eletroposto, que antes era visto como um diferencial, tornou-se um serviço estratégico para atrair e fidelizar um novo perfil de consumidor.

Embora muitos shoppings ainda ofereçam a recarga gratuitamente como atrativo, a profissionalização do serviço avança. Empresas especializadas já operam estações em parceria com os shoppings, muitas vezes cobrando pelo serviço via aplicativos, planos de assinatura ou uso avulso.