Finanças
De pets a recargas de carros elétricos, shoppings ampliam experiência do cliente
Ambientes e serviços especializados atraem consumidores em busca de conveniência e experiências além das compras
Shoppings centers têm investido em novas estratégias para oferecer aos clientes muito mais do que apenas opções de compra, com atenção especial a donos de carros elétricos e tutores de animais domésticos.
No universo pet, a tendência é consolidar o conceito pet friendly e proporcionar uma experiência completa e integrada para tutores e seus animais. Além de permitir a entrada dos pets, os shoppings vêm criando ambientes e serviços especializados.
Entre as iniciativas, destacam-se áreas específicas, seguras e higienizadas para que os animais possam descansar, se alimentar e socializar. Esses espaços contam com bebedouros, potes para comida e locais apropriados para necessidades fisiológicas, facilitando o passeio dos tutores.
Os shoppings também promovem eventos como feiras de adoção em parceria com ONGs e protetores de animais, aulas e demonstrações com adestradores e veterinários, além de festas temáticas, como aniversários de pets e halloween.
Serviços como banho e tosa, clínicas veterinárias, fisioterapia, hidroterapia, hotéis e creches (day care) para pets também estão em alta, permitindo que os tutores deixem seus animais em segurança enquanto realizam compras ou outras atividades.
Para os proprietários de veículos elétricos, a aposta é transformar os shoppings em hubs estratégicos de recarga, oferecendo carregadores rápidos e ultrarrápidos, integrados a iniciativas de sustentabilidade (ESG) e à experiência do cliente.
O número de vagas com carregadores em shoppings no Brasil quadruplicou nos últimos anos. O eletroposto, que antes era visto como um diferencial, tornou-se um serviço estratégico para atrair e fidelizar um novo perfil de consumidor.
Embora muitos shoppings ainda ofereçam a recarga gratuitamente como atrativo, a profissionalização do serviço avança. Empresas especializadas já operam estações em parceria com os shoppings, muitas vezes cobrando pelo serviço via aplicativos, planos de assinatura ou uso avulso.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico