Finanças
Seis em cada dez brasileiros não poupam para a aposentadoria, aponta pesquisa
Levantamento inédito revela falta de dinheiro, baixa confiança no INSS e quase ausência de educação financeira como principais entraves para o planejamento da velhice
Seis em cada dez (62%) brasileiros em idade produtiva não guardam nenhum centavo para a aposentadoria. O dado, que revela o tamanho da vulnerabilidade financeira da população, aparece em uma pesquisa inédita realizada pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), em parceria com o Instituto Axxus, que ouviu 600 trabalhadores de diferentes regiões do país.
Entre os 38% que conseguem poupar, a maioria (42%) afirma investir em previdência privada. Outras formas de reserva, como poupança, imóveis ou investimentos, foram mencionadas por 38% dos entrevistados.
Apenas 31% disseram contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar do elevado índice de informalidade — com 38,9 milhões de trabalhadores, segundo o IBGE —, 87% dos que não investem na aposentadoria do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) justificaram a decisão pela falta de dinheiro disponível.
Falta de perspectiva
Mesmo entre os que conseguem poupar, predomina a incerteza. Apenas 19% dos que investem em previdência privada acreditam que conseguirão manter uma vida financeira saudável sem depender de terceiros. Outros 38% reconhecem que precisarão continuar trabalhando para sustentar seu padrão de vida.
O receio de envelhecer sem recursos é tão presente que apenas 7% dos que contribuem com o INSS acreditam que o benefício será suficiente para garantir uma vida digna.
Educação financeira quase inexistente
A pesquisa também evidenciou a ausência quase total de educação financeira. Quase 95% dos entrevistados nunca receberam qualquer orientação sobre aposentadoria, seja na escola, no trabalho ou em programas governamentais.
Entre os poucos que tiveram algum contato com o tema, 98% afirmaram que o conteúdo foi insuficiente para organizar uma vida financeira sustentável.
Para Reinaldo Domingos, presidente da Abefin, esses números evidenciam uma falha estrutural. “Embora a aposentadoria seja uma preocupação concreta, os brasileiros simplesmente não sabem por onde começar. Falta informação prática, acessível e aplicável ao dia a dia. Em outras palavras: mesmo quando existe renda, falta comportamento”, avalia Reinaldo.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico