Finanças

Black Friday: golpes digitais caem 76% em 2024, mas fraudes somam quase R$ 2 milhões; saiba como se proteger

Mais da metade dos golpes está ligada à invasão de conta; iPhones são os principais alvos dos criminosos

Agência O Globo - 24/11/2025
Black Friday: golpes digitais caem 76% em 2024, mas fraudes somam quase R$ 2 milhões; saiba como se proteger
- Foto: Reprodução

Você sabe quais são os golpes digitais mais comuns durante a semana da Black Friday? Apesar de uma queda expressiva de 76,5% nos registros de fraudes em 2024 em relação ao ano anterior, os prejuízos ainda somaram R$ 1,9 milhão — sendo R$ 254 mil apenas entre consumidores do Rio de Janeiro. Mais da metade desses casos (52%) envolveu invasão de conta, de acordo com levantamento do Grupo OLX.

De acordo com a pesquisa, o segundo golpe mais frequente foi o de falso pagamento (26%), seguido por anúncio falso (15%) e roubo de dados (7%). O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, abrangendo sites, aplicativos e contas digitais, com uma amostra de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.

Os produtos mais visados pelos golpistas são aparelhos celulares, responsáveis por 32% dos golpes — e, desse total, 78% envolvem smartphones da marca iPhone. Em seguida aparecem videogames (28%) e eletrodomésticos como freezers e geladeiras (7%).

Principais golpes e como se prevenir

1. Invasão de conta
Principal modalidade de fraude, ocorre quando criminosos utilizam credenciais vazadas na internet para tentar acessar contas em plataformas online. Uma vez dentro, eles publicam anúncios falsos para receber pagamentos antecipados ou aplicar o golpe do falso pagamento.

Dica: Use senhas fortes, combinando letras, números e caracteres especiais. Evite repetir a mesma senha em diferentes sites e atualize-as periodicamente. Fique atento a alertas de tentativa de acesso enviados pelas plataformas.

2. Falso pagamento
Nesse golpe, o fraudador envia ao anunciante um comprovante falso de pagamento, por e-mail ou aplicativo de mensagens. Ao acreditar que o valor foi realmente depositado, a vítima envia o produto e sofre o prejuízo.

Dica: Só envie o produto após confirmar, em sua conta bancária, carteira digital ou na plataforma, que o valor foi efetivamente creditado. Priorize canais oficiais de comunicação e desconfie de negociações fora das plataformas. Sempre verifique o domínio dos e-mails e o status da negociação no site ou aplicativo oficial. Ao comprar em lojas pouco conhecidas, pesquise sua reputação.

3. Anúncio falso
Criminosos publicam anúncios com ofertas tentadoras, geralmente com preços muito abaixo do mercado, exigindo pagamentos antecipados e solicitando dados confidenciais.

Dica: Desconfie de preços muito baixos, mesmo em produtos usados. Golpistas preferem negociar por aplicativos de mensagens para dificultar o rastreamento. Não clique em links externos para combinar locais de encontro e, caso opte por retirar o produto pessoalmente, escolha locais públicos e vá acompanhado.

4. Coleta de dados
Por meio de técnicas de engenharia social, os criminosos criam situações para roubar dados das vítimas e utilizá-los em golpes futuros, aproveitando-se também de falhas de segurança e senhas fracas.

Dica: Não compartilhe informações pessoais, como número de celular, e-mail, CPF e dados bancários, com desconhecidos. Desconfie de links para vagas de emprego enviados por remetentes que não sejam de sites oficiais ou recrutadoras reconhecidas. Sempre converse pelo chat das plataformas.