Finanças

Lula anuncia assinatura do maior acordo comercial entre Mercosul e União Europeia para 20 de dezembro

Presidente afirma que os dois blocos devem oficializar os termos durante reunião no Brasil

Agência O Globo - 23/11/2025
Lula anuncia assinatura do maior acordo comercial entre Mercosul e União Europeia para 20 de dezembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: © AP Photo / Eraldo Peres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou neste domingo a intenção de assinar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia no próximo dia 20 de dezembro. A declaração foi feita durante conversa com jornalistas em Johannesburgo, na África do Sul, onde ocorre o encontro do G20.

— Eu regresso para o Brasil, onde pretendo não viajar mais este ano, a não ser para Brasília ou para Foz do Iguaçu, para assinar o acordo Mercosul-União Europeia, que penso que será assinado no dia 20 de dezembro — afirmou Lula.

A assinatura está prevista para acontecer durante a Cúpula dos Líderes do Mercosul, marcada para Foz do Iguaçu, no Paraná. Atualmente, o Brasil ocupa a presidência rotativa do bloco. O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia é considerado um dos mais relevantes do cenário internacional, mas enfrentou impasses nos últimos anos devido à resistência de alguns países europeus, especialmente a França.

Na prática, o acordo criará uma área de livre comércio entre os dois continentes, eliminando tarifas de importação sobre diversos produtos negociados entre os blocos. Com isso, os países do Mercosul terão acesso facilitado ao mercado europeu, especialmente para produtos agropecuários, enquanto as nações europeias poderão exportar mais produtos industriais para o Brasil.

Um dos principais obstáculos, porém, é a pressão do setor agrícola em países como a França. Agricultores europeus temem não conseguir competir com os preços dos produtos brasileiros. Politicamente fragilizado, o presidente francês Emmanuel Macron impôs diversas barreiras ao avanço do acordo nos últimos anos, buscando atender a interesses internos.

Em Johannesburgo, Lula minimizou a oposição de alguns líderes europeus, ressaltando que a negociação é feita entre os blocos.

— Eu não estou fazendo acordo com a França, estou fazendo acordo com a União Europeia, que tem tanto o presidente da Comissão quanto a secretária Ursula von der Leyen como negociadores. Posso garantir que, no dia 20 de dezembro, estarei assinando o acordo União Europeia-Mercosul — declarou.

Lula destacou ainda que a assinatura representará um momento especial para os dois blocos, classificando-o como o “maior acordo comercial do mundo”.

— Depois que o acordo for assinado, haverá muito trabalho para começar a usufruir dos benefícios, mas ele será assinado — completou o presidente.