Finanças
Afastado do BRB pela Justiça, ex-presidente retorna ao Brasil e afirma que vai colaborar com investigações
Segundo interlocutores, Paulo Henrique Costa estava em curso nos EUA no dia da operação da Polícia Federal
Afastado da presidência do BRB por decisão judicial, Paulo Henrique Costa informou nesta sexta-feira (data) que já retornou ao Brasil. Na última terça-feira, data em que foi deflagrada a Operação Compliance Zero pela Polícia Federal, Costa se encontrava nos Estados Unidos participando de um curso, conforme relataram interlocutores próximos.
"Informo que retornei ao Brasil, vou colaborar pessoalmente com a investigação e seguirei fornecendo todas as informações e esclarecimentos necessários para a completa elucidação dos fatos", afirmou o ex-presidente em nota divulgada nesta sexta-feira.
A Polícia Federal investiga suspeitas de irregularidades na venda de carteiras de crédito do Banco Master para o BRB. A decisão judicial aponta indícios de práticas fraudulentas também por parte de outros gestores do banco estatal. Além de Paulo Henrique Costa, o diretor Dario Oswaldo Garcia Junior também foi afastado de suas funções.
Em seu posicionamento, Costa ressaltou que reconhece a importância das investigações em andamento e reafirmou seu respeito às instituições. "Tenho convicção de que sempre atuei na proteção e nos melhores interesses do BRB, seguindo padrões de mercado", declarou.
O ex-presidente acrescentou ainda que não comentará detalhes do processo neste momento, em respeito aos deveres legais e ao sigilo. "Confio que a apuração trará os devidos esclarecimentos à sociedade", concluiu.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico