Finanças

Lula comemora redução de tarifas dos EUA sobre produtos agrícolas brasileiros

Presidente destaca importância do respeito internacional e celebra avanço nas negociações com os Estados Unidos

Agência O Globo - 21/11/2025
Lula comemora redução de tarifas dos EUA sobre produtos agrícolas brasileiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou satisfação com o início da redução das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos a produtos agrícolas brasileiros. Segundo Lula, conquistas como essa são resultado do fortalecimento da credibilidade do Brasil no cenário internacional. Para ele, "é preciso buscar o respeito das pessoas, já que ninguém respeita quem não se respeita".

Durante a abertura do Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, Lula comentou a repercussão da medida: “Quando o presidente dos EUA tomou a decisão de fazer a supertaxação, todo mundo entrou em crise, ficou nervoso. Eu não costumo tomar decisão quando estou com 39 graus de febre porque posso cometer erros”, afirmou.

O presidente ressaltou ainda que, em política e economia, não há espaço para soluções mágicas: “Tem que se fazer o que é possível, sem pegar ninguém de sobressalto”, completou.

Nesta quinta-feira, Donald Trump anunciou a retirada da tarifa adicional de 40% sobre determinados produtos agrícolas brasileiros, como carne bovina, tomate, café, banana, açaí, entre outros. A decisão é fruto das negociações iniciadas após conversas entre Trump e Lula, representando o primeiro avanço significativo para derrubar o tarifaço sobre exportações brasileiras, que chegavam a 50%.

De acordo com o comunicado da Casa Branca, a medida reverte a sobretaxa imposta em agosto a uma série de produtos do Brasil, que havia sido justificada por razões comerciais e políticas. O aumento das tarifas havia encarecido itens básicos como café e carne para os consumidores americanos.